Seguidores

segunda-feira, 22 de março de 2010

Alô, CGU. Cubatão chamando!

A empresa – UNIREPRO Serviços Tecnológicos Ltda. - envolvida no mensalão do Distrito Federal, cujo governador José Roberto Arruda, do DEM, continua preso, não apenas foi contratada pela prefeita Márcia Rosa, em pleno escândalo. O Jornal A Tribuna publica na edição de 17 de março, retificação do extrato do contrato 021/2010, com a alteração – para mais, claro – do valor estimado do contrato.

Ao invés de R$ 1.576.647,20 (hum milhão, quinhentos e setenta e seis mil, seiscentos e quarenta e sete reais e vinte centavos) a Prefeitura pagará R$ 1.582.440,00 (hum milhão, quinhentos e oitenta e dois mil, quatrocentos e quarenta reais).

Esse é o valor a ser pago por serviços que poderiam ser feitos pela própria gráfica da Prefeitura, que, em outros tempos, funcionava – e muito bem – e que foi, paulatinamente sendo sucateada para justificar a contratação de serviços milionários à empresa que caiu na malha fina da Polícia Federal por envolvimento em negócios suspeitos do Governo do DF – o mais famoso e atual escândalo de corrupção no Brasil.

Atenção, CGU!

Aliás, é também de Brasília que vem a informação de que a Controladoria Geral da União encontrou irregularidades em licitações em 91,5% dos 120 municípios fiscalizados nos primeiros sorteios de 2009. A CGU é dirigida pelo ministro Jorge Hage, que foi meu professor na Escola de Magistratura de Brasília.

A principal irregularidade encontrada pelos técnicos foi a dispensa indevida de licitação. Mas também foram encontrados problemas de favorecimento a empresas além de conluio entre os participantes da licitação para determinar o vencedor.

Os relatórios de todas as prefeituras foram levados aos ministérios público federal estadual e ao Tribunal de contas da União para que as irregularidades possam ser punidas.

A CGU, a pedido da Câmara de Vereadores, poderia esclarecer fatos estranhos como, por exemplo, o de apenas uma única empresa aparecer com proposta como aconteceu na licitação do Cartão do Servidor – o CU CARD – entregue a PlanVale, e também neste em que a UNIREPRO foi dada como ganhadora.
É esperar prá ver!

Um comentário:

Anônimo disse...

E em relação a precarização da saúde pública de Cubatão através da privatização e terceirização descabida promovida pela prefeita ?? Nenhum comentário, sugiro essa pauta na próxima investigação. Vai ter muito assunto, se quiser eu te ajudo, um abraço e parabéns pela coragem