Seguidores

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Liga chama Zé Moraes de autoritário


Depois de uma trégua breve, o secretario de Esportes, José Moraes, foi novamente atacado pelo que o presidente da Liga Cubatense de Artes Marciais, Carlos Alberto da Cruz, chamou de “síndrome do autoritarismo”, que vem caracterizando sua gestão desde que assumiu.

Segundo Cruz, Moraes proibiu atletas treinados pelo professor Darc, que iriam defender a cidade no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, em S. Paulo, de embarcarem no ônibus da Prefeitura, que levaria outros atletas para o mesmo campeonato. O ônibus, segundo acrescentou, seguiu para S. Paulo com apenas sete lugares ocupados, ou seja praticamente vazio, e os atletas do Kickboxing tiveram que viajar de Breda.

Reincidente

No início do ano, o secretário já havia se indisposto com atletas da Liga e de outras áreas que defendiam a indicação de Alexandre Sartorato para o cargo, porém, teria sido aconselhado por assessores da prefeita Márcia Rosa, “a ser mais político”. Chegou a dar entrevista ao Jornal Reação Popular – editado por lideranças do PT, que é uma espécie de porta-voz oficioso da Administração – proclamando que as “regras do jogo” teriam mudado.

No caso do veto aos atletas do Kickboxing, segundo Cruz, mesmo com a dificuldade desnecessária, criada única e exclusivamente por quem teria o dever de oferecer ajuda, os atletas fizeram bonito:desceram a serra com um título de vice-campeão brasileiro.”Foi mais uma vez o caso de atletas que defendem uma cidade que não defende seus atletas”, afirmou Cruz.

Segundo ele, fatos como esse só servem para deixar a entidade mais forte e mais unida.”Estamos fazendo o que as outras entidades que se sentem prejudicadas deveriam fazer, mas tem medo. Seis meses se passaram, e da mesma maneira vão se passar mais Três anos e Meio. O nosso Secretário deveria ter isso em mente, que o cargo dele não é vitalício, e que como uma pessoa que sempre viveu do esporte, deveria respeitar mais os esportistas de nossa cidade. Repetindo: o Secretário passa, a LCAM fica”, finalizou na carta à prefeita Márcia Rosa, protocolada na Prefeitura.

Veja, na íntegra, o Manifesto da Liga denunciando o autoritarismo do Secretário José Moraes.

A Prefeitura Municipal de Cubatão
À D.D. Prefeita Municipal de Cubatão
Professora Márcia Rosa de Mendonça Silva

Venho por intermédio deste simples pedaço de papel registrar formalmente o enorme repúdio por uma atitude tomada pelo Sr. Secretário de Esportes de Cubatão José Moraes para com atletas de nossa Entidade. Neste final de semana dias 11/12/e 13 de junho de 2009 aconteceu o Campeonato Brasileiro de Kickboxing em São Paulo, e um dos membros da atual diretoria da LCAM, Prof. Dar´c recebeu um comunicado da SEMES para NÃO EMBARCAR no ônibus da Prefeitura com seus atletas, que estava indo para o mesmo campeonato levar outra equipe, ônibus este que há pouco tempo atrás transportava atletas das cidades vizinhas disfarçados de atletas de Cubatão. O Professor e equipe pegaram o "Bredão" e foram por conta própria defender o nome de uma cidade que não defende seus atletas. A equipe voltou com um Vice Campeão Brasileiro.
Ficou claro neste lamentável fato, que nosso Secretário levou para o lado pessoal as manifestações que aconteceram no início do ano, e este fato só serviu para manter nossa opinião de que o Esporte em Cubatão passa por uma fase obscura.
Nestes primeiros seis meses, a LCAM não solicitou NADA à SEMES tendo a certeza de que receberia um sonoro NÃO em todos os pedidos, fato este confirmado com esta lamentável e irracional atitude de proibir atletas de adentrar em um veículo que por direito também pertence a eles, moradores de Cubatão, atletas de Cubatão, que apesar de tudo ainda se orgulham em defender o nome de Cubatão.
Ficou claro neste fato, que apenas atletas que tem um vínculo estreito com a SEMES podem ser agraciados com certos apoios, na verdade obrigações do poder público, que deveriam se extender à TODOS os atletas desta cidade. Lemos freqüentemente nos jornais locais equipes agradecendo o apoio da SEMES, mas sabemos que muitas vezes a equipe não recebeu nem condução nem a taxa de inscrição para ir ao evento, mas por receio de não receber possíveis apoios no futuro agradece por algo que na realidade não recebeu.
Deixo claro que, se um dia formos proibidos de utilizar os próprios municipais e não tivermos local para realizar um Torneio grande (que já está sendo organizado) temos a capacidade de realizar o evento em uma cidade vizinha, onde sempre somos bem vindos. Seria intessante por exemplo um torneio se chamar: CAMPEONATO CUBATENSE DE KARATE EM SÃO VICENTE.
A LCAM normalmente recebe críticas de que não tem um trabalho em Cubatão, críticas geralmente feitas por quem não está envolvido com o esporte em nossa cidade. No segundo semestre já estão programados Campeonatos de Karate, Kickboxing e Capoeira, Cursos de Primeiros Socorros e Defesa Pessoal, Workshop para Professores, Palestra de Nutrição do Atleta, Palestra sobre a Postura do Professor perante o Aluno, além da Programação da Semana Cubatense de Artes Marciais com apresentações e campeonatos além de um cerimonial às personalidades que apoiaram o esporte Cubatense em 2009, tudo isso sem pedir nenhum centavo para os cofres públicos! A LCAM busca parcerias para realizar seus projetos, que é o que a SEMES deveria fazer, e não ficar excluindo ou dificultando o apoio a certas entidades e favorecendo outras.
Aprendi com um de meus professores que SOZINHO VAMOS MAIS RÁPIDO, JUNTOS VAMOS MAIS LONGE, por isso a LCAM hoje trabalha em parceria com diversas outras entidades.
Seis meses se passaram, e da mesma maneira vão se passar mais Três anos e Meio. O nosso Secretário deveria ter isso em mente, que o cargo dele não é vitalício, e que como uma pessoa que sempre viveu do esporte, deveria respeitar mais os esportistas de nossa cidade. Repetindo: o Secretário passa, a LCAM fica.
Fica aqui registrado, em nome de toda a diretoria e membros da LCAM, meu repúdio por mais esta atitude do Sr. Secretário de Esportes de Cubatão, que em nosso ponto de vista é uma mancha negra nesta administração.

Cubatão, 17 de junho de 2009.

Carlos Alberto da Cruz
Presidente da LCAM

2 comentários:

Anônimo disse...

ENGRAÇADO QUE SO VOCEIS DESSA LCAM ,RECLAMAM ISSO É SOMENTE PERSEGUIÇAO PEGARAM PESADO E AGORA QUEREM OQUE VOCEIS TEM OQUE MERECEM.

Anônimo disse...

Já postei em outra tópico e volto a dizer.....

"DOR DE CORNO"...

Não existe outro argumento para tal situação.

"ENGRAÇADO QUE SO VOCEIS DESSA LCAM"...

Isso pra mim não é perseguição e sim inveja do cargo do atual secretário, uma pessoa idonea e justa.

Nem Jesus conseguiu agradar a todos...

A minha opinião quanto a atual administração esportiva e exatamente o contrário do que estou lendo neste blog...aquela roubalheira acabou, as escolinhas começaram a funcionar e o municipe está começando a ter vez nos equipamentos esportivos da cidade.

Me desculpem mas....essa siatuação é bastante isolada e extender esse assunto às demais modalidades é uma pretenção dessas pessoas...

Ao meu ver, o esporte de Cubatão nunca esteve tão limpo.

Acredito que arestas devem ser acertadas com essa ou outra entidade mas, peço a todos que avaliem não só o seu nariz....e sim o bem que o município tem tido com estas atitudes enérgicas e as vezes um pouco autoritária do atual secretário mas, que tem elevado muito a credibilidade da atual gestão da SEMES, atraindo patrocinadores e investidores para o esporte de Cubatão que esteve no fundo do poço na gestão passada, uma gestão cheias de maracutaias, esquemas e etc.

Com razão e trabalho,todos terão o seu espaço. Não use a cabeça do próximo como degrau, pois amanhã voce pode ser o "próximo" e a sua cabeça o degrau".