Seguidores

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Controle da Poluição sem Transparência

Cubatão ficou conhecida em todo o mundo como o "Vale da Morte", "a cidade onde as crianças nasciam sem cérebro" e outras aberrações similares. Nas décadas de 70, 80 e 90, participaei ativamente da luta pelo controle da poluição ambiental e por melhores condições de vida.

Liderei manifestações, fundei a Associação das Vítimas da Poluição e das Más Condições de Vida de Cubatão, ajudei a denunciar em todo o mundo o resultado de um modelo de desenvolvimento só interessado na maximização dos lucros e não da vida.

O Programa de Controle foi implantado, porém, a transparência com reuniões públicas frequentes e participação da população, foi substituída pelo tratamento do tema por tecnocratas e políticos com eles comprometidos em gabinetes, e com farta propaganda para vender à opinião pública uma realidade rósea, que não existe.

Tudo o que temos dito sobre a necessidade de Transparência e acompanhamento popular do Programa de Controle, ficou confirmado com o Estudo Epidemiológico na População Residente na Baixada Santista - Estuário de Santos: Avaliação de Indicadores de Efeito e de Exposição a Contaminantes Ambientais, coordenado pelo professor Alfésio Luís Ferreira Braga, do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambinetal do Programa de Saúde de Pós-Graduação Coletiva da Universidade Católica de Santos (Unisantos).

O Estudo afirma que metais tóxicos e compostos organoclorados, oriundos do polo industrial de Cubatão ainda estão presentes em poeira, solo e água, bem como no sangue de moradores de determinadas regiões de Cubatão, Vicente de Carvalho, em Guarujá, e Área continental de S. Vicente e até em Bertioga, local teoricamente seguro, porque não foram ali depositados poluentes irregularmente, no passado.

Segundo o Estudo, a exposição a tais resíduos pode ser um fator determinante para a ocorrência de enfermidades, como leucemia, câncer de mama, doenças respiratórias e hipertensão.

Sem acompanhamento nem controle popular, volta a prevalecer a ânsia e a ganância de lucros, de quem não se importa com a vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola, Dojival.
Como entrar em contato com você, email?

...

Dojival Vieira disse...

Por gentileza, faça contato nos seguintes e-mails: dojivalvieira@hotmail.com,dojival@afropress.com, abcsemracismo@yahoo.com.br
Se preferir, telefone o meu celular é (11) 9647-7322.
Fico no aguardo.
Com o abraço do
Dojival Vieira = 65.788 - Candidato a Deputado Estadual

Carlos Alberto Lopes disse...

A coisa do pereque, é seria.....
A Prefeitura, perdeu o prazo de renovação de licença de uso, e um grileiro invadiu a area e entrou na justiça, pela posse da area.
Como o caso virou processo, ficou a Prefeitura de mãos atadas, sem poder tirar o cara de la, e sem poder rem=novar a liv=cença...
Ou seja, alquem comeu bola, e aprefeitura ficou sem um parque municipal.
Parece pura piada, mas é serio....

Carlos Alberto