Seguidores

sábado, 4 de setembro de 2010

A política transformada em comércio. Reaja!!!

Caminhando pela Avenida 9 de Abril, fica fácil entender o porque a cidade desce ladeira abaixo a cada eleição. Cubatão se tornou uma espécie de "território livre" da picaretagem estrangeira, "zona franca" para todo o tipo de aventureiros.

Olhe para os cavaletes que tomam a Avenida desde o João Ramalho até a ponte sobre o Rio Cubatão e você não verá ninguém que você conheça por ter feito algo de bom em benefício da cidade. São profissionais da política, lobbistas de todos os calibres, oportunistas que, na sua imensa maioria, embarcaram na empresa das eleições, cuja tarefa primeira é o recrutamento de um exército de cabos eleitorais, pagos a R$ 500,00 R$ 600,00 para tentar convencê-lo (a) de que merecem o seu voto de confiança.

São ilusionistas, trambiqueiros políticos de toda espécie, a escancarar seus sorrisos de hiena. Assediada por todas as formas e meios - inclusive com a compra pura e simples do voto - a população desconfia, desdenha, mas, na maioria, como o voto é obrigatório, vota em qualquer um.

E é assim que tem sido, ao longo de décadas, a democracia imposta pelos tubarões que dominam, controlam e mandam no mercado e que transformaram o Estado em espaço para a defesa dos seus interesses.

Como você sabe, sou candidato a deputado estadual (Nº 65.788). Aceitei ser candidato num gesto de desafio a um sistema corrupto e apodrecido, no qual as chances de alguém se eleger são limitadas, via de regra, a uns poucos que tem muito dinheiro e muito poder.

A Democracia que conquistamos ainda não é para todos, é excludente: exclui negros e pobres. Somos um país em que metade da sua população é negra e ainda hoje, 122 anos após a abolição da escravatura, negros ocupam os piores indicadores sócio-econômicos, ganham menos da metade dos salários dos não-negros seguem sendo barrados no acesso aos postos de mando e comando. O nome disso é Racismo. Sem que seja erradicado, seguiremos sem o direito de chamar isso de Democracia.

Sou candidato para que você diga um "Não" a essa lambança, a esse desgoverno da prefeita MR e seus cúmplices. A essa bandalheira e a quem transformou a política - o único instrumento de mudança de que o povo dispõe na democracia - em atividade comercial. Nós já vimos esse filme antes.

Reaja. Você pode fazer isso. Porque quem se omite, perde, inclusive, o direito de reclamar depois.
DOJIVAL - DEPUTADO ESTADUAL - 65.788

Nenhum comentário: