Seguidores

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

LULA EM CUBATÃO: DE SÍMBOLO DA ESPERANÇA À "PERSONA NON GRATA"


Vivendo, há alguns meses, o drama pessoal de quem pode ter contra si, a qualquer momento, uma ordem de prisão expedida pelo juiz Sérgio Moro, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva estará nesta quinta-feira (04/08), em Cubatão, para apoiar o candidato do seu partido à Prefeitura, o vereador Fábio Inácio.

A recepção a Lula, que em outros tempos era símbolo de esperança e agora acaba de se tornar réu na Operação Lava-Jato e sobre quem pesam suspeitas de ter se tornado um traficante de influência do clube de empreiteiros (parte dos quais, presos e alguns já condenados em primeira instância) pelo esquema corrupto que quebrou a Petrobrás –, porém, não poderia ser pior: anunciam-se protestos com panelaços; uso de roupas pretas para expressar o sentimento de luto com a situação de penúria em que se encontra a cidade; ameaça de parte do comércio de baixar as portas, são, algumas das propostas que estão sendo discutidas.

A cidade que Lula verá hoje – após oito anos do desastre de uma administração que deixará Cubatão em absoluto estado de falência – não é a mesma em que era recebido com esperança. O mal humor é geral.

Embora haja ainda uma parcela da população iludida pelo lulopetismo, há repulsa e raiva na imensa maioria que já compreendeu o estado de ruína em que os dois governos – Lula e Dilma – deixaram o país: quase 12 milhões de desempregados (milhares deles em Cubatão, que ocupa a vigésima posição entre as cidades do país com mais desemprego), perda do controle da inflação, e corrupção generalizada como tem mostrado as investigações da força Tarefa da Operação Lava-Jato e da Polícia Federal.

Diferente dos tempos em que anunciávamos nos muros da cidade “Lula, vem aí”, nós, os do PT da fundação (1.979/janeiro de 1992), hoje Lula é visto como “persona non grata”.

Na foto, eu e Lula andando pelas vielas da então Vila Socó, na campanha de 1.985, quando o ex-presidente ainda era símbolo de esperança. 

Nenhum comentário: