O transporte público em Cubatão está concentrado na alternativa rodoviária por uma única razão: garantir lucros exorbitantes para empresários que monopolizam o serviço que o Poder Público deveria garantir à população com qualidade e tarifas que não pesassem no bolso. Só para se ter uma idéia, um único empresário – o bilionário Nenê Constantino, o dono da Gol – domina praticamente todo o setor, de norte a sul do país. É um dos donos da Piracicabana, por exemplo. As concorrências, por isso, viraram fachadas, quase sempre jogo de cartas marcadas.
Quem conhece a história da luta do povo de Cubatão pela melhoria do transporte coletivo iniciada no final da década de 70, e que passou por jornadas heróicas como o Dia do Pulo (em que, durante um dia inteiro, a população disse não à exploração pulando as catracas), sabe que a situação não vai melhorar enquanto o Governo Municipal não acabar com a farra dos que exploram os serviços – sem nenhum compromisso com a qualidade – e de olho em lucros abusivos.
NOSSA PROPOSTA PARA MELHORAR O TRANSPORTE COLETIVO PREVÊ AÇÕES NAS QUATRO MATRIZES DE TRANSPORTES: A RODOVIÁRIA, A FERROVIÁRIA, A HIDROVIÁRIA E A CICLOVIÁRIA.
MATRIZ RODOVIÁRIA
1. Criação da EMPRESA MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO (EMTP), com a absorção de todos os funcionários da CMT, criada apenas para absorvê-los deixando livre a área, na época, para a Piracicabana que, além de serviço de última qualidade, está em vias de receber R$ 17 milhões como “prêmio” na rescisão do contrato, se mantida a decisão de 1ª instância da Justiça.
2. Garantia pela EMPRESA MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO (EMTP) de transporte coletivo de qualidade e subsidiado com TARIFA SIMBÓLICA DE R$ 1,00 (HUM REAL).
Só para se ter uma idéia de que não há nenhum absurdo nisso, os ricos cidadãos das principais cidades européias, dispõem de subsídios para custear o seu transporte. Em Frankfurt, na Alemanha, uma das cidades européias em que o transporte público tem maior peso no bolso do usuário, apenas 45 por cento do custo da passagem é pago diretamente pelo passageiro, o restante é subsidiado. Em Viena, na Áustria, o percentual pago pelo usuário cai para 40 por cento. Em Estocolmo, na Suécia, o usuário arca com 34 por cento do preço da passagem. Em Paris e Bruxelas, esse índice é de 33 por cento. Em Atenas, na Grécia, é de 27 por cento. Em Amsterdã, na Holanda, fica em apenas 25 por cento. Já em Roma, na Itália, paga-se apenas 10 por cento da tarifa de transporte coletivo urbano — o resto é subsídio.
3.Tarifa gratuita para desempregados, idosos acima de 65 anos e estudantes da rede pública municipal;
MATRIZ FERROVIÁRIA
1. Criação do CUBATREM com a utilização das estações hoje desativadas no Casqueiro e no Centro, ligando Cubatão/Santos, Cubatão/Cosipa e sua integração com o transporte por ônibus;
2. Criação, em parceria por meio de Consórcio com os Municípios da Baixada e Litoral, da TRANSLITORINA, ligando Cubatão a São Vicente; e Cubatão aos Municípios do Litoral Sul, com o aproveitamento da malha ferroviária existente, estimulando-se o turismo e o transporte de passageiros;
3. Criação do TREM DA SERRA ligando os Bairros Cota ao Centro por um sistema de teleférico que desafogará o trânsito na Via Anchieta e possibilitará transporte rápido e barato;
4. Criação do ECOTREM para a ligação turística entre Cubatão e o Distrito de Paranapiacaba, em Santo André, com a utilização das estações hoje desativadas para o transporte como a Estação de Piaçaguera e Raiz da Serra;
MATRIZ HIDROVIÁRIA
1. Criação de LINHAS DE TRANSPORTE HIDROVIÁRIO por balsa ligando Cubatão a Santos, a São Vicente e a Cosipa.
MATRIZ CICLOVIÁRIA
1. Criação de uma REDE CICLOVIÁRIA ligando os bairros da Ilha Caraguatá à Cosipa, e da Vila Esperança Caminho/Dois à Cosipa, passando pelo Centro, atendendo a centenas de trabalhadores do Parque Industrial.
PROPOSTA DE GESTÃO
1. Criação da SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES para gerir o SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL.
Cubatão, 15 de Abril de 2.009
DOJIVAL VIEIRA
COMITÊ POPULAR 9 DE ABRIL
Um comentário:
Dr. Dojival. Parabens pela ideia de se criar o CUBATREM, COM CERTEZA É UM PROJETO VIAVEL para a nossa cidade de Cubatão, tendo em vista o polo Industrial.
FIQUEI sabendo que, a atual sucessora da COSIPA, USICUBATÃO/filiada a USIMINAS, IRÁ em breve acabar com o transporte de funcionários, eles dizem que é obrigação do poder público municipal, ofererce condições de acesso ao trabalho, em seu Transporte Público.
Postar um comentário