Seguidores

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Com o CU CARD, servidor continua à míngua

A aprovação, pela Câmara, do Cartão do Servidor Cidadão (PL-96/09) - o CU CARD, como passou a ser chamado - representou o aval do Legislativo ao abandono completo pela prefeita MR de qualquer compromisso com uma política salarial decente, que recupere perdas e sirva de estímulo aos funcionários da Prefeitura.

O CU CARD - que poderia ser uma boa idéia, não fôsse a presunção da prefeita de fazer um agrado ao partido do comércio, o G40, um dos mais ativos da campanha, usando direitos do funcionalismo - foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em primeira e em segunda discussão.

Não se discutiu nem mérito, nem constitucionalidade, nem viabilidade, nem vantagens para o servidor, o que de resto, não é novidade numa Câmara incapaz de ser massa crítica de uma administração municipal sem rumos. Mais do que isso: o presidente José Azzoline Soares, o Alemão, criou o seu próprio CU CARD, por meio do PL-105/09, igualmente aprovado, com o mesmo conteúdo estendendo-o aos funcionários do Legislativo.

O CU CARD destinará R$ 475,00 a cada servidor, descontada uma taxa de R$ 25,00 a ser cobrada de cada um. A condição é de que gastem no comércio local, o que na prática significa o seguinte: o servidor perde o direito constitucional de fazer uso de um direito em qualquer parte do território nacional.

Ignora a prefeita MR que são quase 500 servidores aposentados, muitos dos quais, moram distante da cidade. Também ignora que a maioria dos servidores mora em cidades da Baixada e, portanto, terá que mudar hábitos para fazer compras em Cubatão.

Ou bem: podem ser servidores e morar fora (como acontece com boa parte dos ocupantes dos cargos de confiança); ou bem podem gastar o seu dinheiro onde bem entenderem.

Como não poderiam obrigar funcionários públicos concursados a morar na cidde, criam-se dificuldades para o exercício de direitos, o que configura evidente ato que extrapola poderes da administração e fica no limite do abuso.

3 comentários:

Anônimo disse...

"É também a oportunidade de a Prefeitura valorizar os servidores, com um benefício que não impacta na folha de pagamento, permitindo continuar desafogando-a, para que seja possível definir o novo Plano Participativo de Cargos e Salários, que começa agora a ser debatido pelo funcionalismo: a posse da comissão de servidores encarregada de elaborar essa proposta será empossada no dia 28 de dezembro, às 17 horas, no Bloco Cultural do Paço Municipal."

http://www.cubatao.sp.gov.br/publico/index.php?option=com_content&view=article&id=1847:cartao-servidor-cidadao-aprovado-pela-camara-sera-operado-pela-planvale&catid=10:noticias-da-cidade&Itemid=50

Anônimo disse...

Sou o mesmo anônimo do primeiro post. Estou em período probatório e tenho q me manter em anonimato. Quero saber qual a sua opinião a respeito disso e se pode me falar algo. Obrigado

Anônimo disse...

Tão falando de um pinto meio das pernas. Chama-se PINTO CARD diretamente no cú do servidor.