Seguidores

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O tamanho da reprovação e a manipulação

A reprovação da prefeita MR saiu de 51,9% para 48,1%, segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisas A Tribuna, do jornal do mesmo nome, mas o que chama a atenção é o destaque de quase uma página inteira, com manchete e título que querem passar a impressão de que a prefeita nada em popularidade. Com perdão do trocadilho, MR é nada em popularidade, isso é verdade.

Mesmo considerando que a pesquisa mereça credibilidade (com a minha pelo menos esse Instituto não conta porque seu presidente Alcindo Gonçalves, ex-petista, é apoiador da prefeita desde a campanha), não se justificaria qualquer estardalhaço, pois a reprovação segue sendo altíssima; sendo porque não houve queda alguma, porque a diferença para menos está dentro da margem de erro de qualquer pesquisa, que varia de 2% a 3%. Aliás, esse dado, não é informado na matéria.

O que fica evidente é a manipulação deslavada para mostrar como popular, o desgoverno Márcia Rosa. Vejam como fala, o senhor Alcindo Gonçalves: “Se comparada com a pesquisa de um ano de governo ela está em recuperação, nitidamente. Embora ainda haja muito a ser feito. Mas, de qualquer maneira, há uma sensível melhora", analisou o coordenador do IPAT. Nas análises – supostamente isentas feitas – por Gonçalves – fica evidente que não tem nenhuma parcialidade política para fazer pesquisa sobre o governo MR.

Aliás, nunca é demais lembrar: o jornal A Tribuna – a quem pertence o IPAT – é cliente da Prefeitura de Cubatão com quem mantém um contrato, há décadas, cujos valores são superiores a R$ 1 milhão/ano.

Nenhum comentário: