Seguidores

sábado, 10 de julho de 2010

SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM - 65.788


Convidado, aceitei o desafio e sou Candidato a Deputado Estadual.
A ousadia de ser candidato – sem dinheiro, nem esquemas – é, por si só, um desafio a um sistema corrupto e apodrecido, pelo qual, as chances de alguém se eleger são limitadas, via de regra, a uns poucos que tem dinheiro - muito dinheiro - e muito poder.
Sou candidato porque há 32 anos tenho sido um lutador social incansável. Fundador do PT, vereador – o mais atuante em Cubatão -, candidato a prefeito por três vezes. Diante das derrotas – que não foram poucas – nunca desanimei. Um homem que luta por idéias justas, jamais desanima ou desiste se nelas verdadeiramente acredita.
No momento em que a Política é confundida com bandalheira e políticos com farsantes, - isso em plena Democracia que custou a vida de tantos brasileiros como Lamarca, Marighela, Helenira Resende, Dinalva Oliveira Teixeira, Osvaldo da Costa, Osvaldão, Joaquim Seixas, Eduardo Leite, Mário Alves, e tantos outros homens e mulheres brasileiros da resistência à ditadura –, muitos dos quais ainda hoje desaparecidos; no momento em que, de instrumento de mudança, o voto torna-se sinônimo de negócio, mais do que nunca é urgente reafirmar que a Política é a única arma que o povo dispõe para mudar as coisas e que abdicar dela, significa render-se aos que lucram e enriquecem com a ignorância.
Sou candidato porque a Democracia que conquistamos ainda não é para todos, embora alguns poucos dela se locupletem. Somos um país – em que metade da sua população é negra – e ainda hoje, 122 anos, após a abolição da escravatura, negros ocupam os piores indicadores sócio- econômicos, ganham menos da metade dos salários dos não-negros seguem sendo barrados no acesso aos postos de mando e comando.
O nome disso é Racismo, elemento estruturante da desigualdade social brasileira, das maiores do mundo. Sem que seja erradicado, seguiremos sem o Direito de chamar isso de Democracia, nem sequer de Estado Democrático de Direito.
O mesmo destino de viverem à margem tem sido destinado às mulheres - que são a maioria na sociedade - em um sistema – ainda muito patriarcal, ainda muito injusto, que reserva a elas os piores lugares, as ocupações mais mal remuneradas – ou não remuneradas – como o trabalho doméstico. Equidade no mundo do trabalho e na vida, eis a bandeira que precisa continuar de pé e quero orgulhosamente empunhá-la.
Sou candidato a Deputado porque o mundo político – com as exceções conhecidas – na sua imensa maioria perdeu a imaginação. Se acomodou a estruturas retrógradas, abandonou a dimensão do sonho, da utopia - norte e horizonte de tantos quantos acreditam, como Cecília Meirelles, que “que a vida só é possível reinventada”. E que reinventar a vida, é lutar para que seja justa com igualdade de oportunidades para todos, independente da cor, da raça, da religião, das idéias políticas e das crenças ideológicas.
Sou como o caminhante do verso do poeta Antonio Machado. “Caminhante no hay camino, el camino se hace al caminar.”
Sem lenço e com os documentos de uma vida dedicada à busca da Justiça a defesa da liberdade, fiz da vida um contínuo “caminhar contra o vento”, “sem nada no bolso ou nas mãos”, remando sempre contra a maré da mediocridade acomodada.
Com os que não buscaram a acomodação como pretexto, aos que acreditam que a vida pode ser melhor para todos, e que a mobilização da cidadania consciente, por meio da Política, é o caminho para isso, quero declarar a defesa de idéias que podem se tornar o motor de um novo tempo – um tempo de esperança.
1 - Reforma Política com o fim do voto obrigatório, mandatos revogáveis e candidaturas autônomas
2 – Uso dos mecanismos da Democracia Direta previstos na Constituição de 88 como o Plebiscito e o Referendo – jamais utilizados pelo Estado de S. Paulo;
3 – Defesa intransigente da equidade de gênero e raça na sociedade e no Trabalho, com o fim do racismo e da cultura discriminatória;
4 – Luta pela inclusão de Cubatão e da Baixada Santista no mapa político de S. Paulo e do Brasil, com a preparação da região para que sua população tire proveito do ciclo de desenvolvimento a ser aberto com a exploração das riquezas do pré-sal descoberto na Bacia de Santos.
5 – Combate a Violência Policial que atinge predominantemente os jovens negros e pobres, da periferia das grandes cidades;
6 – Defesa de políticas públicas para as crianças e idosos – incluindo os idosos negros, abandonados à própria sorte e as crianças negras – que envelhecem nos abrigos e nas casas de adoção;
7 – Defesa da Transparência no Programa de Controle Ambiental de Cubatão – cidade que ficou conhecida mundialmente como o Vale da Morte - e reavaliação do Programa de Recuperação Sócio-Ambiental da Serra do Mar, que penaliza – removida sem qualquer direito – e privilegia os interesses dos grandes grupos econômicos, premiados com obras de infra-estrutura.
8 – Redução em 50% das tarifas de pedágio no Estado, em especial, o do Sistema Anchieta Imigrantes – a mais cara do mundo -, que penaliza todos os que por motivo de passeio ou trabalho precisam se deslocar para a Baixada Santista.
9 – Fim do Vestibular no acesso à Educação Superior do Estado, para os alunos da Rede Pública estadual que obtiverem as melhores notas nos três anos de ensino médio, garantindo-se o acesso direto à Universidade.
10 – Defesa das Ações Afirmativas no mercado de trabalho e nas instituições públicas do Estado.
Para a defesa dessas idéias é que sou candidato. Você pode ajudar, passando em frente a mensagem, telefonando, mandando e-mails, usando a Internet, as redes sociais, fazendo uma corrente capaz de transformar vontade em poder. Sem dinheiro, sem esquemas, acredito no voto livre como instrumento de transformação e de mudança.
SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM
Prá dar certo, tem de ser ousado!
DOJIVAL VIEIRA – 65.788

Um comentário:

Marcos Romao disse...

vou catar os meus amigos em Sao Paulo.
Energia, meu irmao