Seguidores

sábado, 6 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM: PASSEANDO POR LISBOA

DIA1º/FEVEREIRO - O passeio por Lisboa começa no na Praça do Campo Pequeno, onde pegamos o ônibus do Turismo - o Seething Lisboa -, que percorre os principais pontos, com a possibilidade de paradas e retomadas.

Aí começou a surpresa, pelo menos prá mim. Ao contrário do que a lenda conta a respeito dos portugueses (sempre nostálgicos "oh, céus, oh vida"), Lisboa é uma cidade moderna, que convive muito bem com a sua milenar história e com a tradição.

Uma das coisas mais confortáveis começa pela língua. É muito bom chegar em um país que você não conhece e poder falar a velha e boa Língua Portuguesa. Entender e se fazer entendido. É confortável, prá dizer o mínimo.

O monumento construído em homenagem a Carlos VII, Rei da Inglaterra, que permite uma visão geral da cidade, incluindo o Tejo, é realmente muito bonito. Mas, as cenas mais impactantes estão na orla do Rio Tejo - que se confunde com a própria História de Portugal - com os seus principais monumentos, em especial a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.

A orla conservada com restaurantes e bares, o céu de um azul turquesa limpo, sem nuvens num dia claro de inverno, com temperatura não superior aos 12 graus, nos permitiram fazer uma viagem no tempo, fundamental, inclusive para o entendimento da história do Brasil.

Ainda na Orla, o Mosteiro dos Jerônimos e, claro, você, quando for não pode esquecer: não deixe de dar uma passadinha e provar os Pastéis de Belém, no bar fundado em 1.837 e que mantém desde então a tradição.



Nenhum comentário: