Seguidores

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Batalhão para o Serra? Ora, nos poupe!

A falta de programa de governo e, sobretudo, de visão da prefeita MR, só escapa a quem não quer ver, e aos bajuladores que lhe cercam, alguns dos quais, pagos com dinheiro público e ocupando altos cargos na administração.

Diante de mais casos de violência, incluindo o assassinato de um PM em plena luz do dia, a prefeita resolveu pedir socorro ao Governador José Serra. Seu diagnóstico é de que a violência urbana está crescendo porque a cidade é atravessada por todas as rodovias que ligam a Capital ao Litoral e isso representa um forte ônus à população, especialmente, em épocas de maior afluência de turistas como nos finais de semana prolongados. Fala da sobrecarga de serviços de socorro médico e do congestionamento das vias, o que dificulta o acesso aos diversos bairros, mas principalmente por carecer de "um mínimo de segurança pública para conter a criminalidade".

No ofício enviado à Serra a prefeita pede. "Há tempos vimos reivindicando a necessidade de um Batalhão da Polícia Militar para a cidade de Cubatão. Face ao alarmante crescimento da criminalidade no Município, acreditamos que a situação, pelo grau de gravidade, passa a exigir tal providência, com vista a restabelecer índices minimamente aceitáveis de segurança pública".

Também neste quesito a prefeita MR não consegue ver um palmo adiante do nariz. Se o fizesse veria que a causa do aumento da criminalidade é a miséria, que cresce em proporções geométricas, a falta de emprego, a falta de perspectivas para os jovens que, por conta disso, se tornam presas fáceis do crime organizado; a tomada de vastas áreas pelo próprio crime organizado, com suas leis e seu estado paralelo.

É o esgarçamento do tecido social, em muitos pontos em estado de putrefação, numa cidade riquíssima, porém dominada por uma elite política incompetente e predadora que rouba e deixa roubar. É isso que explica o crescimento da criminalidade, essas são as causas.

Pretender enfrentar isso, pedindo Batalhão da PM para o Governador é, primeiro, criar a ilusão de que a Polícia pode dar conta de problemas estruturais como os apontados; segundo jogar para o Governo do Estado, uma responsabilidade que é do Município.

Enquanto isso, o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) - Projeto Farol, acaba de credenciar 24 cidades no Brasil, a receber recursos estimados em R$ 3,3 milhões a serem investidos na ampliação do acesso a oportunidades econômicas, sociais, políticas e culturais de jovens entre 15 e 24 anos em situação de conflito com a lei, com baixa escolaridade ou expostos à violência doméstica e urbana.

Cubatão sequer fez projeto para se credenciar a esses recursos. E vem pedir Batalhão da PM para o Serra? Ora, nos poupe!

Nenhum comentário: