Seguidores

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Câmara aprova proibição de capacetes

Tenho respeito pela prof. Maria Aparecida Pieruzzi de Souza, eleita sob a legenda do novíssimo PT. Sempre estivemos, porém, em lados opostos. Traduzindo: somos adversários políticos desde que me entendo por gente.

Faço essa preliminar porque o presidente da Câmara, José Roberto Azzoline Soares, o Alemão, fica amuado se recebe críticas que não foram, nem nunca serão, pessoais. Apenas fazem parte do debate público.

Mais do que isso: os seus seguidores também ficam amuados e saem por aí dando exemplo de falta de educação negando cumprimento às pessoas, de quem até ontem se diziam amigas. Eu próprio já tive demonstrações disso. Deixo de revelar nomes e circunstâncias, porque considero esse - e os envolvidos - expressões do que é menor, sem importância.

A idéia da vereadora, porém, de criminalizar ou colocar sob suspeição quem usa capacetes, gorro ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, é uma aberração.Quer dizer, que agora eu e a torcida do Flamengo, do Corinthians, ou seja, todo mundo, está proibido de cobrir a cabeça, sob pena de ser tomado por suspeito de crime. Santo Deus! Não há limites de como essa cidade continua descendo ladeira abaixo!

O mais grave é que a idéia, segundo a vereadora, é para "amenizar o problema da criminalidade no município, com a intenção de disciplinar a população do sentido de suspeitar daqueles que estejam portando algo que impeça sua identificação".Ou seja: é uma coisa policialesca, retrógrada, essa pretensão da Câmara de agora legislar sobre costumes. Pelo amor dos meus filhinhos, como diria Silvia Luiz. Onde vamos parar?

Gostaria de saber o seguinte: quem não obedecer a tal Lei, acontece o que? Se eu continuar usando o meu boné, boina, chapéu ou o que seja, porque esse é um problema que só a mim cabe, o que acontece? Vou ser detido por um policial, que me encaminhará ao caixa para pagar a multa?Que retrocesso, meu Deus! Depois da ditadura militar, Cubatão agora entre, em pleno governo do neopetismo, na fase da ditadura dos costumes! É de arrepiar, creiam!

Nenhum comentário: