Seguidores

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Never Land ou Marcia Land? Leviandade!



"Não aconteceu nada de grave. A não ser um belo banho de mar, num dia quente de verão". A reação da prefeita Márcia Rosa, diante de um acidente que poderia ter custado à vida de jornalistas, provocado pela irresponsabilidade, passível, inclusive de responsabilização criminal do seu ex-secretário de Meio Ambiente, Daniel Ravanelli, só pode ter um nome: chama-se leviandade e irresponsabilidade.

A prefeita MR parece demonstrar um grau de alienação preocupante. Está desconectada da realidade, o que para um governante é grave. Mais do que isso: trágico. Criou para si uma espécie de "Marcia Land" e parece não ter se dado conta da gravidade da situação.

Enquanto jornalistas acidentados (alguns dos quais não sabiam nadar) se mostravam apavorados, ela confessa que estava "vendo as belezas naturais" e ri despreocupada, em trajes de acampamento.

A postura revela que o projeto da ligação hidroviária Cubatão/São Vicente, que elogiei aqui, é só uma idéia boa, mas sem conteúdo, por absoluta incapacidade de quem teria (por dever de ofício), o poder e a caneta para fazer as coisas acontecerem. À propósito, repito: qual o custo do projeto? Ele já existe na prática? E os recursos? Como se dará a parceria com S. Vicente? Qual o tempo de conclusão? São questões que a prefeita MR deveria esclarecer ao distinto público porque, supõe-se estivesse ali, a trabalho e não "para ver as belezas naturais".

Assustador não foi só o "caldo" e os riscos corridos por colegas jornalistas que não estavam de passeio, como parecia estar à prefeita. Não estavam ali "para tomar um banho de mar num dia quente de verão", a ironia de mau gosto e despropositada de quem deveria, ao menos, respeitar o susto e os riscos corridos pelos profissionais em questão.

DONO DE BARCO PODE SER PUNIDO, DIZ CAPITANIA

A Capitania dos Portos já abriu inquérito para investigar as causas do acidente ocorrido nesta terça-feira nos canais do estuário do Mar Pequeno e o Rio Casqueiro, durante vistoria dos prefeitos de São Vicente, Tércio Garcia, e de Cubatão, Marcia Rosa. O barco onde estava a imprensa acelerou e bateu na lateral da embarcação das autoridades, segundo noticia o Jornal A Tribuna.

O capitão dos portos, Antonio Caiado de Alencar, disse que o dono da embarcação que levava os jornalistas pode ser punido. "A lei aquaviária é bem clara e prevê punição para o dono da embarcação que deixou aquilo acontecer", disse. Alencar ainda lamentou não ter sido consultado pelas prefeituras de São Vicente e Cubatão quanto à instalação de um transporte de passageiros ligando os dois municípios.
Felizmente, a Capitania dos Portos coloca as coisas no seu devido lugar. O caso é grave e a irresponsabilidade de quem colocou a vida de pessoas em perigo é punível, crimes, inclusive, claramente definidos no Código Penal.

Ainda bem, que nem todo mundo está alienado da realidade, como parece a prefeita MR que, no seu "Marcia Land" ainda se dá ao direito de comentários despropositados e levianos.

Nenhum comentário: