Seguidores

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Governo agora admite indenizar famílias


Terça-Feira, 30 de Junho de 2009, 07:17
Estado já cogita indenizar famílias retiradas da Serra
Jornal A Tribuna - Pela primeira vez desde que instituiu o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, há dois anos e meio, o Governo Estadual cogita a hipótese de conceder compensações a moradores que serão retirados dos bairros-cota e de outros núcleos em áreas de preservação ou sob risco de deslizamentos de terra, em Cubatão.


A mudança de posição do Governo Serra, que antes fugia do tema indenização como o diabo da cruz, só aconteceu pela pressão feita, incluida aí a passeata realizada em 05 de junho/2008, quando 700 pessoas desceram desde a Cota 400 até a Prefeitura para levar suas reivindicações (Veja na foto). Embora tenha proposto e estado à frente do Movimento, fui impedido de entrar na Prefeitura pela primeira vez em toda a minha história política, por um acordo entre Clermont e o grupo agora no Poder, Márcia Rosa à frente.

Agora, o Governo Marcia Rosa, não apenas mantém acordo com Serra para remover as famílias, como encoraja uma Frente Parlamentar de Apoio às Cotas, proposta pelo deputado Fausto Figueira, na Assembléia, com a ajuda dos mesmos líderes comunitários usados como massa de manobra dos políticos de plantão, para manter a população na ignorância e explorá-la. Na verdade, a tal Frente é um biombo eleitoral, que tem só um objetivo: ganhar votos na eleição do ano que vem.

A proposta da indenização foi feita por nós, e aprovada em várias Assembléias, conforme postagem aqui mesmo nesse Blog do dia 06 de Abril de 2.008.
Revejam:

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Dojival,

Percebo que a sua ação, diferente daquilo que aconteceu no passado, com a Vila Socó ardendo em chamas e levando centenas de vidas, socorre pessoas, brasileiros em situação de risco.

O Bolsão 8 fruto de lágrimas não se repetirá. Teremos dignidade nas koradas e lares criados com a remoção civilizada, negociada e cidadã dos moradores dos Bairros Cota.

Parte do ônus das indenizações deveria também ser do capital selvagem que atraiu pessoas com promessas de trabalho e depois, com total desdém, deixou a todos minguarem sem rumo em moradas sub-humanas. Multinacionais e empresas nacionais, como a Petrobrás, a Carbocloro, a COSIPA-USIMINAS, Ultrafértil.

Agora temos os bairros, como Ilha Bela, Vila Esperança, Morro do Índio, Ponte Preta e tantos outros, como o Jardim São Marcos ( o Maracangalha ) de fora dessa negociação.

Urge, amigo Dojival, deixar Cubatão, a rica cidade de Cubatão, passada a limpo.

É tempo de justiça. De reparar. De alçar tantos amigos, conhecidos à condição de cidadão com vida digna, respeitosa.

Um abraço e parabéns por aquilo que você conduziu e agora querem indevidamente aproveitar o brilho como conquista própria.

Meu amigo Dojival.

Carlos Alberto Lopes disse...

Dojival, fiquyei sabendo que a Compánhia de Transporte Municipal, que esta assumindo o Transporte Publçico, de Cubatão, tem como socio Genuino, do pt.

Seria possivel, obter confirmação disto?
Espero a tua visida na Comuinidade, e que me remeta emal pessoal, para conversaromos sobre varias coias, inclusive sobre O Anacoluto cubatão, que parece ser uma saida jornalistica, para todos nos, incorporando nele, a opinião de uma mega de gente, que tem o que falar sobre cubatão e esta mafia, quie la esta no comando, fazendo da cidade um ninho de vespas, sem controle!