Seguidores

terça-feira, 21 de julho de 2009

Violência em Cubatão: os jovens na mira


Com um Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) de 2,03 – mais de dois adolescentes em cada grupo de mil perderão a vida vítimas de homicídios antes de completar 19 anos - Cubatão está acima da média no ranking, segundo Estudo da Violência contra Adolescentes e Jovens na faixa entre 12 e 18 anos, realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com o Observatório das Favelas, Unicef e Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. A média nas 267 brasileiras com mais de 100 mil habitantes é dois.

Está a frente de 16 capitais brasileiras - Fortaleza, Belém, Natal,Florianópolis, Manaus, Brasília,Porto Alegre, Teresina, Boa Vista, Campo Grande, Goiânia,São Luiz, Rio Branco, S. Paulo, Aracaju e Palmas. Em S. Paulo, capital, por exemplo, o IHA é de 1,4.

Na Baixada, a cidade que tem 17.037 adolescentes e jovens nesta faixa etária, fica à frente de Santos (1,07), Praia Grande (1,44) e São Vicente (1,54). Só perde para Guarujá que tem um IHA de 2,94.

O Estudo revela que, até 2.012, 33,4 mil adolescentes e jovens brasileiros – um em cada 500 - morrerão assassinados antes de completar 19 anos. A estimativa, com base nessa projeção, é que serão 13 mortes diárias por assassinato.

Segundo o sociólogo Inácio Cano, autor do Estudo, os números podem parecer baixos, mas em países pouco violentos, são próximos a zero. “A violência contra adolescentes não poderia ser esperada”, afirma.

O Estudo também demonstra que a violência contra adolescentes e jovens não atinge a todos igualmente: jovens negros tem quase três vezes mais chances de morrer assassinados (2,6 vezes mais) e mulheres tem 11,9 vezes menos chances de serem vítimas de homicídio que homens.

No caso de Cubatão, mais um agravante: 51,7% da população é negra, o que significa que já se sabe quem são os jovens que estão na mira.

Diante desses números, a pergunta: A administração municipal tem alguma política, para evitar, ou pelo menos, reduzir o número de jovens marcados para perder a vida precocemente?

2 comentários:

Claudia disse...

Dojival Vieira
Querido amigo Cubatense, eu te apoio em todas as suas palavras, realmente a nossa Cubatão está jogada ao Deus dará...Principalmente em relação a Violência aqui na Vila Ponte Nova...As pessoas estão se mudando para outras cidades ao em vez de exigir os seus direitos de cidadão. Sei que é o Estado a quem cuida da proteção dos cidadões, mas convenhamos quem tem que dar o primeiro passo e fazer isso seria a nossa V.v.Sas Marcia Rosa e claro que ela não o faz e demonstra a tamanha incapacidade dela própria. A partir de hoje irei acompanhar seu blog e divulga-lo pela net...quero que sinta-se apoiado por mim, pois eu quero uma Cubatão melhor para todos nós. Abraços e até mais!

Anônimo disse...

Querido amigo da cidade, sabemos que você conhece bem a nossa cidade e seus problemas e não é de hoje pois é municipe aqui desde a sua mocidade sei que vem de uma geração diferente,estou um pouco mais a dentro dos problemas sociais desta geração e sobre os quais quero relatar neste depoimento é a vilolencia que é do conhecimentos de todos moradores os causadores de tanta violência e covardia se possivel queria que olhasse este blog e saberá se já não sabe pois não é novidade quem comete tantas covardias na grande maioria dos casos quase 100% dos homicidios http://www.anf.org.br/2009/11/05/denuncia-de-violencia-na-baixada-santista/ toda a comunidade já sabe queriamos que a Policia Federal chegasse junto verdade antes que a sociedade resolvo por completos se armnar e tomar as devidas providênciam, sabendo-se que violência gera violencia, mas como no caso do PM Eduardo Inácio de Assis de Souza, que é do conhecimento local que totalizaram mais de 50 homicidios dele e do seu bando tendo carta branca de pessoas com autoridade superior a dele tantos que seus processos judiciais e seus delitos nunca chegaram a canto nenhum,e nem dos seus comparsar que matam de moto ecapuz e as vezes de cara limpa até a luz do dia, será que pessoas como Deputado Major Olimpio e Conde Lopes sabe de quem se trata este companheiro que eles elogiaram tanto e os vereadores da camara qdo fizeram um minuto de silencio em respeito a este lixo...a cidade teve festa ao invés disto não falo criminosos falo a massa a população e muitas mães foram lá ver a mãe dele chorar dia 2 do 11 finados e seus comparsas de crime lá dando show e fazendo juras de mais derramamento de sangue e até quando?? mataram um acusado e deram noticias de reação a prisão na Vila dos pescadores e com muitos mais tiros do que o noticiado, porque era suspeito e foi dado com,o ladrão de veiculos mataram o coitado dentro de casa e sem chance de defesa olha a fotos do canalha como herói e como sempre o pobre negro como criminoso..http://www.fotolog.com.br/mundo_militar/89172164 tem mais blogs a respeito por ai na net a sociedade não pode se calar diante tanta covardia..Deus lhe abençõe Dojival