Seguidores

sábado, 10 de outubro de 2009

Acampamento foi factóide da prefeita MR

Em respeito às pessoas sérias e de boa fé que participaram do Acampamento em protesto ao início das Obras do Programa de Recuperação Sócio-Ambiental da Serra do Mar, do Governo do Estado, convém esclarecer que:

1 - o acampamento foi montado pelo grupo da prefeita MR, que na falta de propostas que atendam os interesses da população, resolveu lembrar os tempos em que, na oposição, foi a animadora do acampamento de resistência ao páteo de containeres no Casqueiro. Juntaram-se no arranjo, conhecida chefe de torcida da Cota 200, notória pelo despreparo e destempero, com algumas senhoras do Casqueiro, da base róseo-marcista.

2 - O que poderia se tornar um marco na resistência para uma rediscussão séria de um Programa que desorganiza ainda mais a cidade (toda a cidade), na medida em que remove de forma forçada cerca de 30 mil pessoas dos bairros Cota, Água Fria e Pilões, foi transformado numa farsa.

3 - O grupo da prefeita pretendia apenas criar um factóide para justificar o pedido de audiência com o governador José Serra, de resto, absolutamente dispensável, uma vez que, se supõe que a Prefeita de uma Cidade (qualquer cidade)pode pedir e ser atendida em audiência pelo Governador, a qualquer tempo.

4 - Realizada a audiência esta semana, ficou demonstrada a ausência absoluta de propostas por parte da prefeita MR e o acampamento foi desmontado no dia seguinte, o que expõe, com toda a clareza a farsa.

Farsa e Factóide

Quem ainda tinha dúvidas, não tem porque tê-las mais. O caráter farsesco do factóide que - inicialmente, eu próprio, na minha boa fé, cheguei a tomar por sério (tanto que lá estive prá prestar minha solidariedade)- tornou-se explícito, desde que seus membros ajudaram a mobilizar para a audiência no Bloco Cultural, como o representante do Governo do Estado, em que a prefeita não foi e os seus representantes nela apareceram constrangidos como se nada tivessem a ver com isso.

O que fica também evidente é que, nesse caso das Cotas, a prefeita MR teria apenas três coisas a fazer: 1) dizer, claramente, ao governador: sou contra o Programa e, portanto, está rompido o Termo de Parceria firmado entre Prefeitura e Estado; 2) sou contra dessa forma e, portanto, é preciso refazer o Programa, apresentando propostas nessa direção; 3) sou a favor do Programa, porém, não tenho o que acrescentar, mantemos a parceria e discutimos detalhes que não comprometem a sua execução.

Pois foi exatamente essa última alternativa, o caminho adotado pela prefeita. A decisão da reunião em que Serra anunciou a comissão bipartite composta por secretários da Habitação, Meio Ambiente, Casa Civil e mais por Edmur Mesquista e o coronel Elizeu Eclair, e representantes da Prefeitura,confirmou o Termo de parceria assinado na gestão passada por Clermont e mantido, sem reparos, na atual.

O mais grave é que a prefeita - ausente de tudo - não se mostra preparada sequer para a defesa dos moradores do Casqueiro e adjacências, onde mora e teve votação que chegou próximo aos 80% dos votos válidos nas eleições passadas. O que esses moradores dizem - e com toda a razão - é que a infra-estrutura do bairro não comporta mais 10 mil pessoas, sem o aumento da rede de postos de saúde, escolas, transporte, segurança, etc. Depois, o Programa atropela a legislação em vigor que exige o Relatório do Impacto de Vizinhança (REINV), previsto na Lei 10.257 (Estatuto da Cidade).

A prefeita MR, simplesmente, não tem proposta alguma. Porém, tenta, sempre que pode, simular preocupação com os moradores, como se ainda estivesse no palanque em que se elegeu e não com a responsabilidade de governar.

Na falta de propostas, o grau de autismo político e alienação, prepotência e arrogância, chegou ao ponto de mudar os desfiles comemorativos ao Dia da Pátria, 7 de setembro, para 17 de outubro.

3 comentários:

izilda de fatima reis carlos disse...

O acampamento no Parque Sao Luiz, nao foi ideia da prefereita Marcia e sim de um grupo de pessoas preocupadas com a infra estrutura e com o impacto que esta remoção ira acarretar. Quanto ao pateo de container fico decepcionada com a sua posição, ja que voce não estava aqui para juntos brigarmos contra o capitalismo, que pretendia destruir o bairro do Jardim Casqueiro, transformando-o em um imenso estacionamento de carretas. Onde voce estava quando nos mais precisavamos de pessoas como voce? Então nao comente o que voce não sabe. Esperamos hoje ter respeito com relação a remoção das familias das Cotas, dignidades, que estas pessoas sejam respeitadas, que tenham seus direitos preservados, sua historia e sua vida. Que sejam realmente removidas aqueles que estão em area de riscos e que o governo do estado cumpra com o seu dever, que é de zelar pelo bem estar do seu povo.

Dojival Vieira disse...

Izilda,
Seu comentário, que respeito, é infeliz do começo ao fim. Reitero: o acampamento foi um factóide montado pelo grupo da prefeita para simular alguma resistência a um projeto, do qual ela é parceira do Governo do Estado.Seria mais decente que assumisse a posição, ao invés de tentar enganar incautos. O que tem a ver, a menção a questão dos containeres, com a minha presença ou não? O que tem a ver, "o capitalismo" com essa história? Me poupe da hipocrisia de dizer que precisava de pessoas como eu. Ora, Izilda!!!A quem pretende enganar com essa conversa fiada. Não subestime a minha inteligência. Quem ignora,e desconhece o que está se passando é precisamente quem se deixa usar como massa de manobra de um Governo que pensa que se posssa governar com factóides.
Lamentável é a posição arrogante com que você tenta responder a uma crítica, sem nenhuma base, nem conhecimento,apenas pela vontade ou desejo de agradar os poderosos de plantão.

Unknown disse...

Quando digo que precisavamos de voce na epoca do containers é sim porque precisavamos de pessoas que amassem realmente a cidade pra que pudessem a nos ajudar. Quando digo que precisavamo de voce é porque acredito no seu posicionamento,é porque acredito que voce é uma pessoa que sempre lutou por esta cidade, e naquale tempo dos containers se vocece estevesse aqui, seria uma força a mais.Acredito no seu potencial de justiça, por isso perguntei onde voce estava, pois com pessoas como voce a luta seria mais fote.Não estou do lado do poder mas do lado do povo e sem pretenção politica nenhuma, e voce sabe muito bem disso.Amo esta cidade, quero o melhor para ela, ainda acredito nas pessosas, talves este seja o meu erro.Aqui cresci(pouco), mas construi uma familia, fiz amigos e não gostaria de ver a minha cidade se acabar.Acredito nas pessoas e acredito em voce, que espero que tenha voltado para melhorar esta cidade, seja politicamente ou como um cidadão que a ama.
Finalizando não tenho intenção de agradar os poderosos e sim aque eles façam o que prometeram, que lutem para melhorar a imagem de nossa cidade.