Seguidores

domingo, 18 de outubro de 2009

A farra das pesquisas. A farsa continua!

A empresa A Tribuna é dona do IPAT, instituto responsável pela pesquisa, que dá aprovação recorde a um governo medíocre como o da prefeita MR. O sr. Alcino Gonçalves, coordenador do IPAT, é militante histórico do PT de Santos, do grupo da vereadora Telma de Souza, que hoje governa Cubatão pelas mãos da prefeita. Segundo o coordenador da pesquisa e ex-presidente da Prodesan no Governo Telma, a aprovação de cerca de 60% da Prefeita “se justifica pela votação bastante folgada que teve". Vejam como ele continua em campanha.

A pergunta que não quer calar é: o que fez esse Governo nos 10 meses de Prefeitura, senão continuar em tudo a administração medíocre que o antecedeu e as trapalhadas como mandar projeto para a Câmara destinando recursos públicos para a Liga Santista ensinar crianças “a andar de bicicleta” e hospedar atletas adolescentes em motel, como nos 73º Jogos, em São Caetano?

Que isenção tem o senhor Alcino Gonçalves e o grupo A Tribuna para fazer pesquisa sobre um Governo no qual tem partido e interesses a defender? Já não tinha nenhuma na campanha, quando as pesquisas feitas pela empresa que comanda, ajudaram a consolidar a tendência em favor da prefeita MR.

A coisa funciona assim: se saio bem nas pesquisas, atraio patrocinadores, portanto, terei mais recursos para fazer campanha e, com isso, terei mais condições de manipular, de enganar, de comprar o voto. É este o raciocínio da marquetagem interesseira, que transforma, a cada dia, a atividade da política - o exercício da cidadania - em negócio.Disse isso na campanha, e reitero. Os interesses que usam e exploram a cidade mais rica da região, são poderosos e passam pela empresa A Tribuna, afiliada da Rede Globo na região.

A empresa A Tribuna é contratada pela Prefeitura de Cubatão (o contrato foi renovado em agosto). Os valores não revelados passam de R$ 1 milhão/mês. Não há isenção absolutamente nenhuma.

Aliás, não é só a este Governo que essa empresa serve. Serve a todos os governos, desde que tenha o contrato renovado, como todos tem feito.

A mesma coisa que a Rede Globo foi na ditadura, quando seus repórteres chegaram a ser hostilizados em Assembléias conduzidas por Lula na Vila Euclides em S. Bernardo, o conglomerado de comunicação A Tribuna (incluindo-se TV e jornal) é para Cubatão.

Seu papel é desinformar, manipular. Um meio de comunicação, que opera sob concessão, como é o caso da TV, e mesmo empresas comerciais de comunicação, tem como principal matéria prima e produto a informação. Pelo menos deveriam. Não é o caso de A Tribuna.
Seu papel em Cubatão, é confirmar a realidade rósea que projetam, em sintonia com os seus interesses. Os resultados de tais pesquisas servem, apenas, aos seus propósitos comerciais.

A coisa funciona assim: pesquisas sem isenção alguma projetam dados ufanistas, que por sua vez, servem para atrair apoios políticos e financeiros, que por sua vez, são empurrados goela abaixo de uma população carente de tudo: principalmente de informação isenta.

Prá mim, o preço de manter a independência e o meu direito constitucional à liberdade de expressão, todos já sabem: a manutenção do veto odioso que fazem a mim há 32 anos, fazendo de tudo para me excluir do debate público.

Nenhum comentário: