Seguidores

sábado, 17 de outubro de 2009

Atletas adolescentes em motel, prefeita?

A denúncia de que a delegação de Cubatão, com adolescentes de 13 e 14 anos, ficou hospedada em um motel de S. Caetano do Sul, nos 73º Jogos Abertos do Interior, é fato gravíssimo. Foi feita por pais de atletas, insuspeitos, portanto.

Deveria resultar, por parte da prefeita MR, em duas providências imediatas: instauração de uma sindicância para apurar responsabilidades; afastamento do secretário dos Esportes até a conclusão da sindicância e encaminhamento do caso ao Conselho Tutelar da Infância e da Adolescência e ao Ministério Público para as providências cabíveis. Nenhuma dessas providências, contudo, foi tomada.

Ao contrário, apesar de dizer que quer a “imediata apuração dos fatos”, a prefeita MR simplesmente passou a justificar o injustificável: divulgou por meio de sua assessoria e de seu Blog pessoal, que se confunde com o informativo da prefeitura, numa afronta óbvia à legislação vigente - que proíbe publicidade de caráter pessoal.

“Cumpre informar que o hotel escolhido para hospedar a delegação cubatense nos Jogos Abertos do Interior, realizado em São Caetano do Sul foi levado em conta os critérios de conforto para o grupo e o baixo custo que representou para a Administração Municipal. A título de comparação em 2008, onde o grupo cubatense ficou hospedado gerou o gasto de R$ 40 mil. Em 2009, o valor pago foi de R$ 15 mil", defende-se a prefeita.

O título da nota é reveladora: “Hospedagem de atletas foi confortável e econômica para a administração municipal”.

Para a prefeita MR, portanto, não há nada de errado em hospedar adolescentes atletas em um motel. Nem para o seu truculento Secretário de Esportes, José Moraes de Lucca, confessadamente nomeado pelo vice Arlindo Fagundes. Nem para os seus apoiadores, acometidos de uma síndrome de autismo político, que nada vêem de anormal - até os maiores absurdos - quando isso parte da prefeita, entronada como uma espécie de "santa" no altar do poder.

Será que alguém, em sã consciência considera natural hospedar adolescentes em motéis, com acessos a canais a cabo com programação de filmes pornôs? Será que já se chegou ao ponto de considerar situações como essas, normais? A alienação da realidade chegou a esse ponto?

Como ficam os pais dos adolescentes Nildete Soares de Matos e Marcos Roberto Alves da Silva, que relataram a jornais que o motel teria funcionado normalmente durante todo o período de hospedagem e que, após as competições, os atletas eram confinadas nos dormitórios devido ao movimento de clientes?

A Nota da prefeita MR tem o tom da confissão, como se pode ver. Fecha os olhos, ignora, quando se esperava uma atitude à altura da gravidade do episódio.

Na próxima terça-feira (20/10), vou protocolar junto ao Ministério Público de Cubatão - Promotoria da Infância e da Adolescência, pedindo a instauração de Inquérito Civil para apurar o caso, providência que a prefeita deveria ser a primeira a adotar.

Um comentário:

Anônimo disse...

OLÁ,DOJIVAL!NÃO TENHO CONHECIMENTO DESTE FATO.MAS IREI PROCURAR ME INFORMAR.SE ESTE FATO VERIDICO FOR É REALMENTE DE INDIGNAÇÃO,E FALTA DE RESPEITO COM TODOS,SJA OS ATLETAS,MÃES E MUNICIPES,POIS PROVA IMPORTANCIA QUE TEMOS PARA ESTE GOVERNO,QUE QUALQUER LUGAR É LUGAR.E AS COISAS NÃO SÃO BEM ASSIM,A POPULAÇÃO PRECISA E DEVE SABER DISSO.UM ABRAÇO.