Seguidores

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Teatro: CEI com sessão secreta?

O depoimento do presidente da Tupec, Edson Carlos, o Bombril, sobre o desvio de R$ 1,8 milhão da Petrobrás, na maquiagem no Teatro - em sessão secreta e com o investigado dando ares de vítima - foi uma peça de quinta categoria.

Com todo o respeito ao vereador Paulo Tito, que é uma pessoa séria, depoimento a portas fechadas, justamente na Câmara, de alguém investigado em Inquérito Civil pela Promotoria da Justiça e da Cidadania - o 33/08, foi uma piada de mau gosto que expõe o quanto é grande o atraso político e cultural em que a cidade ainda se mantém.

A sensação é de que Cubatão caminha para trás, de braços dados com o atraso, é inevitável. Que os costumes políticos não mudam.

Tem algum sentido a Câmara ouvir em sessão secreta um cidadão acusado de desvio de dinheiro público, quando no Congresso as Comissões Parlamentares de Inquérito tem suas sessões transmitidas pela TV - a TV Senado, inclusive? Quando a TV Justiça transmite diariamente suas sessões, com os 11 ministros da mais alta Corte, até mesmo bate-bocas entre ministros como aconteceu este ano envolvendo os ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes?

Mas, em Cubatão, algum sábio, mantém na Câmara Municipal, um regimento anacrônico em que assuntos de interesse público, são mantidos à distância de olhares e ouvidos da população. Óbvio que o segredo só interessa ao acusado.

Tire você mesmo as conclusões.

Nenhum comentário: