Seguidores

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

DIARIO DE VIAGEM: DIA DE REIS NA ESPANHA

MADRI, 05 de janeiro/2010 - Nao é no 25 de dezembro, e sim, en 06 de janeiro - Dia de Reis - que se troca presentes na Espanha. Hoje, na véspera, as ruas do centro de Madri estavam cheias e houve a Caminhada dos Reis Magos, até a Fonte Cibeles.

É uma espécie de desfile, que lembra uma Escola de Samba. Baltazar, Melchior e Gaspar que, de acordo com o relato bíblico, foram levar presentes ao Menino Jesus, saúdam a multidao, distribuindo doces às crianças, acompanhados por carros alegóricos. O evento é transmitido pela TV espanhola.

Ao invés do Papai Noel, aqui é a eles que se reverencia. Interessante observar o espanhol branco, pintado de negro, representando Baltazar, o Rei Negro.

Nao me animei a assistir ao desfile. Preferi a Calle Goya, centro de Madri, onde passamos - eu e minha mulher - quase toda a tarde, batendo perna. Passei na Casa del Libro, onde viveu o poeta Lorca, antes de ser executado pela ditadura franquista. Lá está a placa. "Aqui vivio Lorca - de 1.933 a 1.936."

Na Calle Goya, esquina com Calle Alcallá, há a grande loja por onde passam nestes dias, milhares de madrilenhos para as compras; El Corte Inglês, é como se chama. É imensa. Lá é possível encontrar qualquer coisa - de livros a objetos de casa, de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, passando por roupas de todos os tipos e para todos os gostos. Haja Euros, para quem os tem!

Depois de gastar sola de sapato e debaixo de um frio de 8º a 10º graus, mas sem chuva, paramos na Taberna Gambrinos, onde Mano nos recomenda Huevo Rotos campero - Ovos quebrados, em traduçao livre(uma delícia!). Os espanhóis cultivam o hábito de desgustar tapas - tira gostos, em traduçao mais livre ainda. Você sai pelos bares (tabernas, por aqui), e vai pedindo tapas com caña, que é como chamam a cerveja, ou vinho. Cada tapa melhor que a outra, sempre à base de pescados, camaroes, principalmente.

Na Gambrinos, uma cena me comove: dois velhinhos - uma senhora passada dos 70, calculo, e um senhor,possivelmente da mesma idade - mas ainda vaidosos o bastante para fazerem poses para fotos que se deixam tirar um do outro - namoram, trocam carinhos, numa mesa.

A cena deve ser comum por aqui, onde em cada 10 pessoas que vejo nas ruas, sete sao velhinhos iguais aos que vi namorando na Gambrinos, dois sao de meia idade e apenas um é jovem ou adolescente.


À saída, nos avisa Mano, sempre é bom um "hasta luego...!" para os garçons.

Nesta quarta, 06 - Dia de Reis - eu e minha mulher, Dolores, seguimos para Barcelona, a capital da Catalunha, em vôo que sai de Baraja, Madri, às 8h. Arriba!

Um comentário:

Pampillón disse...

Com prazer DOJIVAL, saboreei as "tapas"com você... Eu AMO MADRID!Tenho parentes lá. Estive lá em final de 2008, retornando de uma viagem ao Marrocos. Estive também em Barcelona, onde tenho primos.Não é por ter lá "minhas raízes" que sinto tanta SAUDADE daquelas terras...E você descreveu muito bem o prazer que os "+ velhos" têm em aproveitar a vida lá! Abraços, Neli Pampillón Gonzalez Fernandez