Seguidores

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM: UMA VOLTA PELO PARQUE

MADRI, 21/06 - O Parque Del Retiro fica no centro de Madri e lembra o Parque do Ibirapuera, em S. Paulo. Em pleno inverno europeu, porém, as árvores parecem secas e o verde é escasso. Saímos para dar uma volta em plena tarde de quarta-feira, 21/01.

A origem do Parque data da época de Felipe IV, em 1.630. Com o tempo, o Parque foi ampliado e atualmente é considerado um dos mais belos do mundo. Foi inaugurado em 1.631, e tem como destaque o monumento a Alfonso XX (no fundo da foto), um dos cartões postais de Madri.

Também no Parque del Retiro está a Estátua do Anjo Caído - o único monumento do mundo dedicado ao diabo, pois mostra a imagem do dito cujo, sendo expulso do paraíso e condenado ao inferno, enroscado numa serpente. A estátua está lá desde 1.855.

Apesar de ser um dia de semana e, portanto, de trabalho normal, muita gente passeia, namora pelo imenso parque. Alguns praticam atletismo e os turistas, como nós aproveitam, para tirar foto em frente a um imenso lago.

Dali seguimos para o Museo del Prado, no Passeo Del Prado, também centro de Madri. O Museu é um patrimônio da Espanha e da humanidade porque lá estão as mais importantes obras da arte mundial em vários períodos. Uma tarde só é pouco para percorrer os vastos corredores e conhecer obras primas de Rafael, Tiziano, Velasquez, Goya, entre outros mestres da pintura em todos os tempos.

Nenhum comentário: