Seguidores

domingo, 3 de janeiro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM: NA TABERNA GALEGA

Domingo, 03/Janeiro - Passeio pelo centro de Madri. A cidade é linda também durante o dia. Tomamos - eu, Dolores, Mano, July, Graça e Júlio, sogros do Mano - o ônibus 02, na Doutor Esquerdo, Zona Oeste de Madri, que nos leva até o Passeo Del Prado, onde estao os museus Reina Sofia, de Arte Moderna, que guarda obras como Guernica, de Picasso, e o Museo Del Prado, dentre outros.

Passamos em frente ao QG do Exército Espanhol. "Paz en el mundo", diz a mensagem. Terá o espírito de Natal chegado aos militares espanhóis?,penso com meus botoes. Por falar em Natal, por aqui, o 25 de dezembro nao tem o mesmo peso que prá nós, embora, óbvio, a data seja celebrada. A tradicional troca de presentes, por exemplo, acontece na quarta-feira, 06 de janeiro, Dia de Reis.

Seguimos pelo Passeo del Prado, um enorme espaço retangular, ajardinado. Por causa das baixas temperaturas, as folhas das árvores parecem imóveis, secas, também elas de frio.

Seguimos até Calle Huertas, para provar as delícias da cozinha galega, na Taberna Macieras. O lugar é aconchegante, a comida (frutos do mar), polvo (pulpo), lula(calamar), vieiras, almejas, arroz mariñero e vinho branco, Albariño. Uma delícia!

Finalmente, conheço o molusco do qual meus antepassados, em tempos longínquos, aqui mesmo nesta Península Ibérica, retiraram meu sobrenome: Vieira. Cristaos Novos - judeus convertidos por força de edito real. A conversao ao Cristianismo ou a morte. Claro, a maioria preferiu converter-se, herdando nomes ligados a topografia (Pedreira), a árvores (Pereira, Oliveira) e moluscos (Vieira), muito comum por esses lados ainda hoje. É o símbolo dos peregrinos que fazem o Caminho de Santiago.

Mano me fala das influências de povos antigos na cultura espanhola. A Galiza foi por séculos ocupada pelos celtas e sua influência ainda hoje é visível na comida, na música, nos costumes.

Nenhum comentário: