Seguidores

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM: A PORTA DEL SOL

QUINTA-FEIRA, 22/01 - Uma passada pela Plaza de la Puerta del Sol, centro de Madri, descendo na Estação do Metrô do mesmo nome, permite ao viajante ter uma noção bem aproximada do que é o dia a dia, o corre-corre do centro, num dia de semana.

Na Plaza está o Ponto Zero de Madri, em frente a Casa dos Correios e a Estatua del Oso y Madroño (o Urso comendo uvas, que é o símbolo de Madri, em frente ao Edifício do Tio Pepe. Em frente a Casa dos Correios na fachada está a placa dedicada aos heróis do levantamento popular de 02 de maio e outra às vítimas dos atentados de 11 de marzo de 2004.

No centro uma enorme estátua equestre de Carlos III, com nove metros de altura, com um dispositivo eletrônico para espantar as pombas que nele posavam contínuamente.

A Plaza é um ponto de referência obrigatório para os madrilenhos e turistas em geral, inclusive, porque é lá que se celebra la Nochevieja, a passagem de ano. Atores caracterizados - de piratas, a macacos, passando por estranhas figuras sem cabeça, além de grupos, em especial mexicanos com músicas tradicionais do seu país, levantam seus trocados. Nesta tarde, a atração são os Mariachis de Guadalupe, que atraem dezenas de pessoas com as canções típicas do México e seu estilo característico de cantar.

Essa curiosa figura do varredor de rua acima, chama, especialmente, atenção. Tem-se a nítida impressão de que está congelado ou é de plástico ou gesso. Ao tilintar da moeda de Euro numa latinha estrategicamente locada, ele dá sinal de vida e sai com a vassoura em gestos mecânicos a tentar varrer os pés do doador.

Na foto tento puxar conversa para retirá-lo da condição de estátua.

Nenhum comentário: