Seguidores

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM: ME GUSTA MALASAÑA

MADRI, Sábado, 23/01 - Lembra da música "Me gustas tú" do músico franco-argelino Mano Chao? Nela, há um verso em que ele canta: "me gusta Malasaña, me gusta tu"? Pois é, Malasaña (eu não sabia até chegar aqui) é um bairro de Madri, conhecido pela vida boêmia e por ser habitado especialmente por jovens e pessoal alternativo.

Seu nome deriva de uma costureira, chamada Manuela Malaseña, que é considerada uma das heróinas da Espanha, por ter resistido às tropas de Napoleão na luta pela Independência, em 1.808.

A jovem costureira foi assassinada durante as jornadas de brutal repressão posteriores ao levantamento de 02 de maio de 1.808, sob a acusação de portar armas, por causa das tesouras que levava quando presa.

No bairro celebrizado por Mano Chao na música, também está a Plaza Dois de Maio, com a homenagem aos heróis da resistência à Napoleão - Daoiz e Velarde -, na antiga porta do Quartel de Monteleón (veja a foto).

Nenhum comentário: